VII Simpósio de Turismo Sertanejo

26/11/2013 13:36

O turismo é um importante fenômeno social, que nos últimos anos tem sem apresentado bastante dinâmico no Brasil, ainda que com diferenças muito substanciais entre as diversas regiões brasileiras.

Do ponto de vista produtivo, o setor apresentou, segundo o IBGE, um forte crescimento entre os anos 2003 e 2007, com taxas elevadas em determinados segmentos ligados aos transportes e a alimentação. Os indicadores mostram que na atualidade a classe média brasileira viaja muito mais, tanto para o exterior, quanto para destinos nacionais.

Este grande movimento de pessoas tem provocado o Estado, no sentido de criar políticas públicas para estruturas as vias e meios de deslocamento, assim como promover os destinos receptores em escala nacional e internacional. No entanto, há controvérsias sérias quanto à eficácia das ações do Estado, que muitas vezes desconsideram as necessidades e características dos agentes locais em favor de modelos meramente economicistas de turistificação.

Isto porque muitas ações estatais são pensadas e tomadas de cima para baixo, como se todos os lugares turísticos do Brasil funcionassem a partir das mesmas lógicas e com os mesmos ritmos de reação aos estímulos exógenos.

Mais que nunca, o lugar tem se mostrado como a dimensão privilegiada do desenvolvimento e em especial o desenvolvimento ancorado na atividade turística.

Nesta perspectiva, o VII Simpósio de Turismo Sertanejo pretende aportar conhecimentos às temáticas relacionadas ao seu escopo, na medida em que será um momento de convergir experiências profissionais, reflexões teóricas e estudos de caso de todo o Brasil.

O evento será ainda, uma oportunidade de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento expressarem distintos olhares, rumo a uma abordagem transdisciplinar sobre o turismo e os espaços onde ele se processa. A literatura especializada tem demonstrado cada vez mais o caráter multifacetado do turismo, de modo que o evento, embora com forte influência do pensamento geográfico, se abre para contribuições advindas de outros meios acadêmicos.

 

O evento terá os seguintes Eixos temáticas:


Turismo, cultura e identidade;
Turismo, participação comunitária e desenvolvimento local;
Turismo e meio ambiente;
Turismo e transformações no espaço urbano;
Turismo no espaço rural;
Possibilidades para o desenvolvimento turístico do Brasil Central;
Políticas Públicas e planejamento turístico;
Novas tecnologias aplicadas ao planejamento socioespacial do turismo.


Assim, o Curso de Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia – FACIP/UFU, realizará o “VII Simpósio de Turismo Sertanejo” nos dias 05 a 08 de junho de 2013 em Ituiutaba-MG. O evento pretende aportar conhecimentos às temáticas relacionadas ao seu escopo, na medida em que será um momento de convergir experiências profissionais, reflexões teóricas e estudos de caso de todo o Brasil.

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!