IV Simpósio de Turismo Sertanejo

25/11/2013 17:04

 

Como se diz no interior – com a força de nosso Senhor Jesus Cristo – vai arrastar o povo do litoral ao sertão em ritmo de forró... e o importante mesmo é arrastá o pé na direção do turismo sustentável de base local. Caruaru, a Princesa do Agreste, recebeu o IV Simpósio de Turismo Sertanejo, no período de 13 a 15 de novembro de 2008, com tema “Arranjos Produtivos do Turismo”.

O Simpósio mais uma vez serviu como um alerta aos gestores de turismo, ao revelar que o desenvolvimento de projetos e roteiros turísticos sustentáveis nos Sertões já são uma realidade. Durante o Evento foram apresentados dezenas de trabalhos bem sucedidos, mobilizando e motivando centenas de participantes a prestigiarem mais uma vez o turismo que tem a cara do Brasil.

As atividades desenvolvidas e os trabalhos apresentados e publicados no Simpósio de Turismo Sertanejo registram uma grande diversidade de produtos turísticos não somente do Nordeste, mas também de outras regiões do país e do exterior, possibilitando debates e troca de experiências entre os participantes, especialmente nos segmentos histórico-arquitetônicos, rural e ecológico, transformando as potencialidades naturais e culturais do sertão em recursos turísticos.

Os temas em debate versaram sobre as potencialidades turísticas dos Sertões, qualidade do produto turístico, estratégias e políticas públicas, turismo rural e ecoturismo, patrimônio cultural material e imaterial, e o papel da mídia na promoção do turismo sertanejo.

O IV Simpósio foi mais uma realização da GS Consultoria, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, Faculdade de Filosofia de Caruaru e apoio da CAPES. O Simpósio foi realizado em Caruaru, no período de 13 a 15 de novembro, e atraiu um público de 350 participantes, formado de pesquisadores, professores, estudantes e representantes do setor privado e órgãos governamentais. Desde a abertura o evento foi prestigiado com apresentações artísticas espetaculares - o Grupo Teart, de Bezerros, o Harmorial Cordas de Caroá, da Paraíba; a Mazurca, de Agrestina; e a Banda de Pífanos de Caruaru.

As conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, propiciaram debates calorosos entre os presentes. A manhã de sexta feira foi destinada às visitas técnicas envolvendo dois roteiros distintos: A Serra Negra, em Bezerros, e a Serra dos Cavalos, em Caruaru.

Conferencistas e palestrantes:

Prof. Dr. Giovanni Seabra (UFPB)
Profª. Drª. Vanice Selva (UFPE)
Prof. Dr. Miguel Bordas (UFBA)
Prof. Dr. Herbe Xavier (PUC – Minas)
Prof. Dr. Edson Vicente da Silva – Cacau (UFC)
Profª. Drª. Lúcia Helena Gratão (UEL)
Profª. Esp. Claudia Neu (GS Consultoria)
Esp. Divane Cavalcanti (GS Consultoria)
Prof. MsC. Geraldo Aguiar (FBV / FSM)
Prof. MsC. Carlossandro de Albuquerque (UEA)
Marco Di Aurélio (Poeta e Cordelista)
Profª. MsC. Edneida Cavalcanti (FUNDAJ)
Profª. Drª Aldemir Barboza (UFPE)
Prof. Dr. Agostinho Cavalcanti (UFPI)
Prof. Dr. Fransualdo de Azevedo (UERN)
Prof. Esp. José Nilton da Silva (UFPB)
Prof. MsC. Esdras Souto (UPE)
Prof. Dr. Marcello Tomé (UFF)
Antropólogo Gilberto Silva (FUNAI)

Os artigos selecionados foram publicados no livro eletrônico (CD) “Turismo Sertanejo – Arranjos produtivos do turismo. Giovanni Seabra e Ivo Thadeu Mendonça (Organizadores). João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2009.

Voltar