II Congresso Nacional de Turismo Comunitário & VIII Simpósio de Turismo Sertanejo

24/11/2014 11:46

A cidade de João Pessoa sediou o II Congresso Nacional de Turismo Comunitário e o VIII Simpósio de Turismo Sertanejo, com o tema geral “Patrimônio Cultural e Realidade Social no Turismo Comunitário”, no período de 05 a 07 de junho de 2014.

O turismo é uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, mobilizando considerável massa de capital e gerando milhões de empregos em todo o mundo. Também chamado de indústria sem chaminés, o turismo tem registrando lucratividade astronômica nos principais destinos. O mercado de turismo vem crescendo exponencialmente no Brasil, oferecendo oportunidade a um grande número de trabalhadores nos setores formal e informal, que ocupam postos de natureza diversa no sistema turístico.

Porém, passam ao largo do tsunami turístico, a distribuição da riqueza gerada, os investimentos apropriados, a inclusão social, a ética profissional e a solidariedade entre visitantes e visitados.

As operadoras de turismo, via-de-regra, transitam na linha da superfície, conduzindo os turistas, simplesmente, aos principais pontos turísticos, sem permitir o envolvimento do visitante com o corpo e a alma do lugar, presente na paisagem natural e no patrimônio cultural.

O turismo sertanejo e o turismo comunitário propõem roteiros alternativos, possibilitando a interação entre visitantes e residentes, numa relação fundamentada nos laços de amizade atados durante as visitas. 

No Turismo Sertanejo e Comunitário cada residente tem o poder de colaborar e definir os rumos do turismo com base local e tornar a atividade mais justa, equilibrada e sustentável. Nos roteiros, em lugar dos grandes hotéis, resorts e restaurantes luxuosos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto a cultura e os hábitos dos moradores. Nos locais visitados, nas pequenas cidades e lugarejos, nos sítios e nas fazendas, o viajante convive com diferentes culturas e realidades, se hospedando nos pequenos hotéis, nas pousadas e nas casas das famílias, nos confins do sertão nordestino e nos cerrados do Brasil Central. Imerso nas terras infindas do interior, ou navegando num barco amazônico, o viajante escuta atentamente, os causos, lendas e histórias da região visitada, saboreando a típica culinária regional.

Os dois eventos ocorreram simultaneamente na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, com a presença de professores e pesquisadores de turismo, representantes de órgãos oficiais, organizações não governamentais e comunidades.

 

Eixos Temáticos:

  • GT.1: Arranjos produtivos no Turismo Sertanejo.
  • GT.2: Políticas, Projetos e Ações no Turismo Comunitário.
  • GT.3: Produto e Serviços Turísticos em Comunidades.
  • GT.4: Turismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade Social.
  • GT.5: Destinos e Roteiros Turísticos.
  • GT.6: Patrimônio Cultural e Identidade Local.
  • GT.7: Turismo Rural de Base Comunitária.
  • GT.8: Educação e Turismo.
Voltar