Turismo, Espaço e Estratégias de Desenvolvimento Local

Profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de turismo contam agora com a mais nova fonte de consulta e de pesquisa em turismo. Já está disponível na WEB, o livro “Turismo, Espaço e Estratégias de Desenvolvimento, organizado pelos professores e pesquisadores Anderson Portuguêz (Universidade Federal de Uberlândia), Giovanni Seabra (Universidade Federal da Paraíba) e Odaléia Queiroz (Universidade de São Paulo).

O livro é editado no formato e-book reunindo uma coletânea de 29 artigos que, somados, constituem o ponto de partida para reflexões, elaboração e execução de projetos, além do planejamento de políticas públicas para o turismo. A obra é mais uma realização do GEPTEEDL – Grupo de Pesquisa em Turismo, Espaço e Estratégias de Desenvolvimento Local, vinculado à Universidade Federal de Uberlândia. Criado em 2010, o GEPTEEDL é coordenado pelo Prof. Dr. Anderson Portuguez, da Universidade Federal de Uberlândia, Campus do Pontal, e integrado ao Laboratório de Geografia Humana e Ensino.
O objetivo do GEPTEEDL é analisar as diversas formas do turismo como atividade produtiva com foco inicial na região do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, compreendendo suas múltiplas particularidades e dinâmicas formas de uso, apropriação, produção e ocupação dos espaços.
Também são integrantes do GEPTEEDL pesquisadores de outras instituições de excelência que contribuíram com o livro, enriquecendo a obra com suas experiências vivenciadas em suas regiões do País, como Giovanni Seabra (UFPB), Luzia Neide Coriolano (UEC), Odaléia Queirroz (USP) e Milton Mariani (UFMS).
O turismo não é e nem pode ser visto apenas como uma atividade econômica. Este importante setor produtivo é também carregado de signos, representações, resistência e de valores sociais. Mas da mesma forma que traz o desenvolvimento e o crescimento dos lugares traz também destruição da natureza, das comunidades locais e das tradições.
São quatro linhas de investigação no GEPTEEDL que abarcam temáticas relacionadas ao turismo, educação, geografia e gestão sócio-espacial: planejamento participativo do desenvolvimento local; turismo de base local, educação ambiental e cidadania; e, análise e gestão territorial. Essas quatro linhas permeiam não somente as atividades de pesquisa, mas também as de ensino e extensão, articulando a base de produção acadêmica do ensino universitário. Na área de ensino, o GEPTEEDL se propõe a construir as bases de um espaço voltado para as práticas pedagógicas voltadas para as áreas de Turismo, Educação Ambiental, Educação Patrimonial e Geografia Cultural.

E-book em Flash: 

http://www.calameo.com/read/0007763212d59c266408d

Link para baixar o e-book em PDF: 

http://www.geociencias.ufpb.br/~paulorosa/Documentos/Divulgacao/livros/livroGEPTEEDL.pdf

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!