Convidados

 

Anderson Pereira Portuguez - UFU

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Pós-Graduado (Lato Sensu) em Educação Escolar pela Faculdade Espírito-Santense de Administração (1994); Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998); Doutor em "Geografia e Desenvolvimento: Território, Sociedade e Turismo" pela Universidad Complutense de Madrid (2010). Pesquisador experiente em Geografia Cultural e do Turismo, Geografia Política, Geografia e Religiosidade Popular e Estratégias de Desenvolvimento de Base Comunitária. Professor Adjunto IV do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (Campus Pontal - Ituiutaba, MG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (FACIP/UFU). Presidente do Instituto Ganga Zumba, seção Minas Gerais.

Rigoberto Rodríguez Quirós - Universidade Nacional – Costa Rica

Possui Licenciatura em Economia Agrícola pela Universidade da Costa Rica, Mestrado em Agronegócio Internacional pelaUniversidade de Gottingen, Alemanha e Universidade de Talca, Chile. Já trabalhou em diversas instituições, como o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Corporação Pecuária (CORFOGA) e o Ministério do Planejamento e Política Econômica da Costa Rica (MIDEPLAN), onde foi encarregado de vários projectos de desenvolvimento e pesquisa. Desde 2008 trabalha para o Centro Mesoamericano de Desenvolvimento Sustentável do Trópico seco (CEMEDE), onde ele esteve a cargo de diversos projetos com foco no desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento rural, clima, água e produção. É acadêmico do Escritório Regional Chorotega da Universidade Nacional, onde ensina cursos na área de economia e negócios internacionais. Tem várias publicações nacionais e internacionais sobre diversos temas, entre os quais as zonas húmidas, planos de manejo, observatório do turismo, captação de água, produção sustentável, entre outros.

Jean Carlos Vieira Santos - UEG

Pós-doutorado em Turismo pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve/Portugal (2014-2015); Doutor pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (2010); Estágio Doutorado PDEE/Capes na Universidade do Algarve / Portugal (2008/2009); Mestre pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (2004); Especialista em Geografia pela Faculdade de Educação São Luiz/SP (2001); e Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994). É membro da Associação de Defesa do Patrimônio Cultural e Ambiental do Algarve em Portugal (ALMARGEM). Atualmente, é Professor e pesquisador em Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa na Universidade Estadual de Goiás - UEG, Curso de Geografia. Bolsista de Incentivo ao Pesquisador (BIP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrPUEG). Conta com artigos disponibilizados em periódicos e anais de Congressos realizados no Brasil e Exterior. Possui experiência na área, com ênfase nos seguintes temas: Geografia do Turismo; Artesanato Popular e Turismo; Olarias em Destinos Turísticos e Vale do Paranaíba; Lazer e Turismo em Cidades Pequenas; Trabalho de Campo e Turismo Pedagógico no Ensino de Geografia.

 

Ricardo Farias do Amaral - UFRN

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE(1982), especialização em Oceanografia Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Geologia Marinha pela UFF, mestrado em Geociências pela UFPE (1987) e doutorado em Geociências pela UFRGS (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área das Geociências, com ênfase em Geologia Costeira, Gestão Costeira, Geomorfologia e Geoprocessamento, e tem desenvolvido estudos relacionados à Geologia Ambiental e Urbana, Diagnóstico e Zoneamento Ambiental e Gestão em áreas costeiras e em unidade de conservação marinha e projetos de extensão voltados ao meio ambiente, educação e cinefotografia.

Marcello de Barros Tomé Machado - UFF

 

Professor Associado I do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. É docente do Programa de Pós-graduação em Turismo (Mestrado) da UFF. Leciona no bacharelado em Turismo e no curso superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF. É bacharel e licenciado em Geografia (UFF), Pós-graduado (lato sensu) em Planejamento Ambiental-Educação Ambiental (UFF), Mestre em Geografia Humana - ênfase em Geografia do Turismo (USP), Doutor em Geografia - Ordenamento Territorial Urbano-Regional (UFF) e Pós-doutorado na Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales de la Universidad de Málaga, Espanha (bolsa de estágio pós-doutoral pela CAPES). Área de Atuação em Pesquisa e Docência: Turismo em Espaço Urbano - Turismo e Meio Ambiente - Espaço Turístico do Rio de Janeiro e Brasileiro - Turismo, Medo e Violência - Turismo e Inclusão Social - Turismo e Acessibilidade.

Juan Carlos Picón – Universidade Nacional – Costa Rica

Professor Titular da Universidade Nacional de Costa Rica (UNA), é Doutor em Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade pelo Centro Latinoamericano para o Desenvolvimento / Universidade Bolivariana de Chile; Mestre em Turismo da Natureza pela Universidade Nacional de Costa Rica e Licenciado em Administração de Empresas pela Universidade Nacional de Costa Rica. Tem 14 anos de experiencia acadêmica universitária, dirigindo projetos acadêmicos de Investigação, Extensão e Atividades Acadêmicas. Palestrante e conferencista em vários congressos acadêmicos nacionais e internacionais relacionados ao meio ambiente, turismo e sociedade. Dirige a Red de Investigadores em Turismo, Sociedad y Ambiente de la Universidade Nacional de Costa Rica. Autor e coautor de diversos artigos científicos em periódicos, livros e capítulos de livros, entre os quais:  Bravo, J., Picón, J., Rodríguez, R. (2014). Fragmentación del bosque de manglar ante el desarrollo turístico de sol y playa del Pacífico Norte Costarricense: Estudio de caso; Picón, J.; Hernández, A. y Bravo, J. (2014). Cambio climático, transformaciones en la línea costera y turismo de sol y playa: el caso de la costa del Pacífico Norte de Costa Rica; Hernández, A; Picón, J. (2013). Huella hídrica en tierras secas: el caso del turismo de sol y playa en Guanacaste (Costa Rica); Picón, JC y Baltodano, VJ.(2008) Ordenamiento Territorial en Zonas costeras de Costa Rica. En Zizumbo, L y Monterroso, L: Turismo Rural y Desarrollo Sustentable. Universidad Autónoma del Estado de México.

 

Edson Vicente da Silva - UFC

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Vanice Fragoso Selva - UFPE

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA, na graduação nos cursos de Geografia e de Turismo. Membro Suplente do Conselho Nacional de Meio Ambiente-CONAMA, Membro do Conselho de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco; Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco-CIEA PE. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Análise espacial do turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do território, turismo em UCs, ambiente, educação ambiental, ecoturismo e áreas litorâneas

Fernando Luiz Araújo Sobrinho - UNB

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Atualmente é membro do núcleo docente estruturante da Universidade de Brasília, professor adjunto 4 da Universidade de Brasília e coordenador geral do curso geografia ead uab da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, turismo, geografia do distrito federal e entorno, desenvolvimento urbano e brasília.

Claudemira Azevedo Ito - UNESP

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo . Atualmente trabalha no Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia e Turismo, atualmente pesquisa os seguintes temas: geografia do turismo e a produção do espaço, o turismo pedagógico e sua interface com o ensino de geografia.

Rosalva de Jesus dos Reis - UEMA

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (1990), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1995) e mestrado em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professora Assistente IV da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão e Planejamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: costa maranhense, percepção ambiental, ação antrópica, problemas ambientais, gestão ambiental, aspectos naturais e ações mitigadoras. É professora do Ensino Fundamental, Médio e Técnico do COLUN.

Celso Cardoso Gomes - UNB

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade de Brasília (2016), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), Especialização no Ensino da Geografia e a Questão Ambiental pela FUNESO/UNESF (2008) e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Consultor da MW ECOTUR ADVENTURE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física e Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia do turismo, gestão ambiental, desenvolvimento local, educação ambiental, sustentabilidade e turismo.

Marcos Nascimento - UFRN

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pela UFRN. Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geologia de Campo, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação; Projeto Geoparque Seridó e Magmatismo Ediacarano no Rio Grande do Norte. É autor de vários artigos científicos nacional e internacional, publicou o primeiro livro brasileiro dedicado ao tema Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico.

Ricardo Martins - Prefeitura do Recife/EMLURB

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal Rural de
 
Pernambuco - UFRPE, Especialização em Botânica pela UFRPE e
 
mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade
 
Federal da Paraíba - UFPB. Foi Professor da graduação e pós-
 
graduação na UNESF/FUNESO de 1981 a 2013. Lecionou as
 
disciplinas Botânica e Ecologia (graduação); Arborização Urbana,
 
Paisagismo e, Implantação e Manutenção de Jardins, em Cursos de
 
Pós-Graduação em Paisagismo. Eleito Presidente da Sociedade
 
Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, biênio 2010 – 2011 e
 
para o biênio 2012 – 2013. President of Brazil Chapter na ISA –
 
International Society of Arboriculture (USA) / SBAU, biênios 2010 –
 
2011 e 2012 – 2013. Engenheiro Agrônomo do Departamento de
 
Ecologia da Prefeitura do Recife – PCR, atualmente é Técnico em
 
Paisagismo Pleno da PCR / EMLURB, e dar Consultoria em
 
Paisagismo, Arborização Urbana, e Meio Ambiente.Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal Rural de
 
Pernambuco - UFRPE, Especialização em Botânica pela UFRPE e
 
mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade
 
Federal da Paraíba - UFPB. Foi Professor da graduação e pós-
 
graduação na UNESF/FUNESO de 1981 a 2013. Lecionou as
 
disciplinas Botânica e Ecologia (graduação); Arborização Urbana,
 
Paisagismo e, Implantação e Manutenção de Jardins, em Cursos de
 
Pós-Graduação em Paisagismo. Eleito Presidente da Sociedade
 
Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, biênio 2010 – 2011 e
 
para o biênio 2012 – 2013. President of Brazil Chapter na ISA –
 
International Society of Arboriculture (USA) / SBAU, biênios 2010 –
 
2011 e 2012 – 2013. Engenheiro Agrônomo do Departamento de
 
Ecologia da Prefeitura do Recife – PCR, atualmente é Técnico em
 
Paisagismo Pleno da PCR / EMLURB, e dar Consultoria em
 
Paisagismo, Arborização Urbana, e Meio Ambiente.

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Especialização em Botânica pela UFRPE e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Foi Professor da graduação e pós-graduação na UNESF/FUNESO de 1981 a 2013. Lecionou as disciplinas Botânica e Ecologia (graduação); Arborização Urbana, Paisagismo e, Implantação e Manutenção de Jardins, em Cursos de Pós-Graduação em Paisagismo. Eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, biênio 2010 – 2011 e para o biênio 2012 – 2013. President of Brazil Chapter na ISA – International Society of Arboriculture (USA) / SBAU, biênios 2010 – 2011 e 2012 – 2013. Engenheiro Agrônomo do Departamento de Ecologia da Prefeitura do Recife – PCR, atualmente é Técnico em Paisagismo Pleno da PCR / EMLURB, e dar Consultoria em Paisagismo, Arborização Urbana, e Meio Ambiente.

Henaldo Morais Gomes - UFCG

Possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, impacto ambiental, eia/rima, 1.turismo – planejamento e gestão. e fauna.

 

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!