VI Simpósio de Turismo Sertanejo & I Congresso Nacional de Turismo Comunitário

26/11/2013 13:32

 

No período de 6 a 9 de junho de 2012 a cidade de João Pessoa será contemplada com a realização do VI Simpósio de Turismo Sertanejo (STS) e o I Congresso Nacional de Turismo Comunitário (CNTC). Os eventos, ambos de âmbito nacional, são promovidos pela Universidade Federal da Paraíba e GS Consultoria, com o principal objetivo de incentivar e fortalecer o turismo social de base comunitária. Entre congressistas inscritos, coordenadores de grupos de trabalhos, palestrantes e conferencistas são esperados 600 participantes.

Com o tema geral “Natureza, Cultura e Turismo em Comunidades” é propósito do VI STS e I CNTC, propiciar um amplo debate sobre o turismo no Brasil, enfatizando o turismo sustentável nas comunidades tradicionais.

A promoção do turismo comunitário incentiva a inclusão das comunidades nos roteiros turísticos regionais, cujos atrativos são pautados nas paisagens naturais e na cultura local. Além de resgatar a autoestima, a comunidade é beneficiada com o aumento na produção de produtos locais e a prestação de serviços ao turista.
As atividades desenvolvidas e os trabalhos apresentados no VI Simpósio de Turismo Sertanejo e I Congresso Nacional de Turismo Comunitário registram uma grande diversidade de roteiros e destinos turísticos comunitários no Brasil, disponíveis para os turistas brasileiros e estrangeiros. Os conferencistas e palestrantes das mesas redondas compõem o elenco dos grandes pesquisadores nacionais e da Região Nordeste e novos talentos no campo científico, acadêmico e profissional, como também representantes das comunidades, onde os roteiros e destinos turísticos estão consolidados.

Os temas em debate incluem as potencialidades turísticas regionais e locais, destinos e roteiros turísticos comunitários, políticas públicas para o turismo comunitário, turismo social, ecoturismo, geoturismo, turismo rural, estratégias de ação e o papel da mídia na promoção do turismo de base local.
A escolha de João Pessoa para a realização do VI Simpósio de Turismo Sertanejo (STS) e o I Congresso Nacional de Turismo Comunitário (CNTC) deve-se à excelente oferta de equipamentos e serviços para acomodação dos congressistas. É importante destacar os extraordinários atrativos turísticos da Paraíba, distribuídos por todos os cantos, do litoral ao sertão.

Voltar